Distrito do município de Cairu, na Bahia, Morro de São Paulo é um destino muito procurado por quem procura sossego aliado a belas paisagens! Nesse recanto baiano, as belezas naturais são cenário para uma experiência única de viagem. Tudo começa logo na chegada: carros não entram na ilha. Essa é uma forma de restringir o movimento dentro da cidade, prezando pela tranquilidade dos turistas e auxiliando na preservação das belezas locais.
A ideia é que o visitante aproveite ao máximo a natureza local e ninguém precisa de carro para isso! Mas se você precisar de ajuda com as malas, não se preocupe! Há sempre várias pessoas na entrada da ilha que oferecem o serviço de transporte em carrinhos de mão.
Como chegar em Morro de São Paulo
As únicas formas de chegar a Morro de São Paulo são por meio do transporte aéreo, saindo do Aeroporto de Salvador, ou aquático, também saindo de Salvador ou de Valença.
A ilha possui cerca de 4 mil habitantes que vivem, principalmente, do turismo local. Entre as atrações, as praias e os monumentos históricos da região são um convite para apreciar toda a beleza desse pedacinho de paraíso no litoral baiano. Listamos 10 passeios e pontos turísticos indispensáveis para incluir no seu roteiro em Morro de São Paulo!
1. Praia da Gamboa
Uma ótima opção para aqueles que gostam de fugir do movimento e aproveitar uma praia de areia branca e mar calmo. O passeio até a Praia da Gamboa é um dos muitos oferecidos na região. Para chegar até o vilarejo é preciso caminhar cerca de 25 minutos, o que é possível apenas durante a maré baixa. Ou fazer o trajeto de barco, que dura em torno de 10 minutos.
2. Conhecer as baleias Jubarte
As baleias Jubarte migram anualmente para a região para se acasalar, terem seus filhotes e fugir do inverno da Antártica. Entre os meses de julho e novembro é possível vê-las passando pelo litoral!
3. Piscinas naturais
A ilha de Morro de São Paulo é repleta de piscinas naturais, formadas durante a maré baixa! Nelas é possível conhecer um pouco da vida marinha, os peixes e corais que ali se encontram ou até mesmo aproveitar para relaxar na água morna.
4. Mergulhar
Se você quiser conhecer melhor a vida marinha local e seus peixes coloridos, existem diversas opções de mergulho. Além das piscinas naturais, a Quarta Praia também permite fazer isso, com aluguéis de equipamento e instrutores locais.
5. Trilhas
Como você já deve ter percebido, praticamente todas as atividades nessa ilha envolvem passeios de barco ou caminhadas. Existem diversas opções de trilhas que permitem conhecer melhor a fauna e a flora da região, com o bônus de vistas incríveis! Um exemplo é a trilha na Praia da Gamboa que permite conhecer a maior reserva de bromélias gigantes da Bahia.
6. Caminhar pelas praias
Tem melhor maneira de conhecer um lugar do que caminhar por suas ruas? Neste caso, troque as ruas por praias e aprecie as belezas de Morro de São Paulo. É possível caminhar pelas 5 praias da ilha e conhecer todas as suas particularidades, além de escolher qual delas é a ideal para ficar durante a sua estadia. Esse trajeto dura em torno de 40 minutos, porém deve se atentar à maré: se estiver alta pode dificultar a travessia entre as praias.
7. Ilha de Boipeba
A Ilha de Boipeba é separada de Morro de São Paulo por um rio. É um lugar relativamente pequeno, com apenas 20 quilômetros de extensão. Porém possui praias desertas e uma reserva natural de tirar o fôlego!
8. Visitar o centro histórico
Existem diversas ruínas e pontos históricos espalhados pela ilha. Você pode conhecer a cidade de Cairu, uma das mais antigas do Brasil. A Igreja Nossa Senhora da Luz, a Fonte Grande, o Casarão e as ruínas do forte também.
9. Descer a tirolesa
A tirolesa de Morro de São Paulo possui em torno de 340 metros de extensão e mais de 50 metros de altura! Nela é possível ter uma vista panorâmica das praias, finalizando o percurso na primeira delas.
10. Observar o pôr do Sol
Conferir o pôr do sol no Morro de São Paulo é um dos pontos fundamentais para quem visita a ilha! Os melhores lugares são na Praia do Forte, no Mirante do Farol e na Toca do Morcego.
Dicas para conhecer Morro de São Paulo
Como citamos no começo, na ilha não entram carros, ou seja, você terá que fazer turismo à pé. Por esse motivo, separe roupas confortáveis para levar na mala.
Outra dica muito importante é não levar muito bagagem, dar preferência a malas leves e fáceis de carregar. Afinal, você não precisa de muito para aproveitar Morro de São Paulo! É preciso também lembrar de passar protetor solar e repelente durante todos os dias que estiver na ilha.
Ainda é recomendado que os visitantes levem uma boa quantidade de dinheiro, pois a ilha não dispõe de agências bancárias. Apenas algumas lotéricas e caixas eletrônicos de determinados bancos.
Lembre-se também que para entrar na em Morro de São Paulo ilha é preciso pagar uma taxa de turismo que ajuda na preservação da ilha .
Conheça Morro de São Paulo com a Stanfer Turismo! Conheça nossa oferta para esse refúgio baiano ou monte seu pacote especial para o destino! Contate um de nossos consultores e programe sua viagem.