(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br
(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br

O que você precisa saber sobre a Capadócia

Situada na Anatólia Central da Turquia, a região da Capadócia revela um cenário único do planeta. Imensos vales, curiosas formações rochosas, cidades subterrâneas, pequenos vilarejos e para completar, balões coloridos sobrevoando a área compõe as paisagens místicas da terra dos Cavalos Bonitos. A beleza peculiar da região se destaca ainda mais pelo incrível contraste de cores, relevos e formatos do local.

E engana-se quem pensa que a Capadócia se limita a uma pequena área. São aproximadamente 15 mil km² de natureza, cultura e história. Tudo porque, apesar da natureza ser protagonista, o lado histórico da Capadócia também se mostra muito interessante.

Afinal, estamos falando de povoados que ajudaram a desenvolver tradições, construíram monumentos seculares e fizeram parte do legado da Turquia.

Formações rochosas

A paisagem de relevos, montanhas e depressões é resultado da origem vulcânica do terreno e a erupção de vulcões ao longo de milhões de anos. Com o passar do tempo, a ação erosiva foi responsável por modelar as rochas da região em formatos únicos. Essas formações rochosas ganharam o carinhoso apelido de ‘’Chaminés de Fada’’ e estão dispostas ao longo de toda a região.

As características geológicas da Capadócia são responsáveis pelas construções em encostas, a escavação de igrejas e santuários, cavernas e cidades subterrâneas antigamente habitadas.

Cidades subterrâneas

Entre as atrações da Capadócia estão as misteriosas cidades subterrâneas, que revelam a vida de povos embaixo da terra. Essas cidades surgiram entre os séculos VI e VII, quando árabes e persas invadiram a região e os cristãos bizantinos foram obrigados a fugir do local através de túneis secretos. Ao todo, são mais de 100 cidades subterrâneas na Capadócia. Entre as mais visitadas, podemos citar Derinkuyu e Kaymaklo, consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Vilarejos

Como dissemos anteriormente, a Capadócia é uma região composta por diversos vilarejos que se adequaram ao turismo e oferecem ótima estrutura para receber visitantes. Sem dúvidas, a mais conhecida de todas é Göreme, que abriga atrações como o Vale do Amor, o Parque Nacional Göreme e o Museu a Céu Aberto de Göreme, um conjunto de igrejas construídas em cavernas.

Outra vila importante é Nevsehir, onde estão situados o Castelo de Uçhisar, formação rochosa de pequenos buracos e o Museu de Nevsehir, local que expõe peças desde o período Neolítico ao bizantino.

Por último, podemos citar Ürgüp, uma cidade de construções modernas e casas tradicionais, que preserva muitos aspectos da cultura turca. Um deles é a tradição de vinhos do quinto maior produtor de uvas do mundo. O outro é o famoso banho turco, um ritual de massagem e cuidados com o corpo.

Passeio de balão

Não dá pra visitar a Capadócia sem fazer o tradicional passeio de balão. Pode até parecer que você já admirou todas as belezas do local. Mas nada como sobrevoar a região para contemplar cada pedacinho desse paraíso turco de um ângulo sensacional!

Os voos geralmente acontecem bem cedo pela manhã com duração de cerca de 1 hora. É importante ressaltar que o passeio depende inevitavelmente das condições climáticas na região.

 

Deixe seu comentário