A beleza do Rio de Janeiro nunca deixa de nos impressionar. São tantas praias, jardins, parques estaduais, florestas urbanas e outros milhares de cenários que sempre resultam em experiências únicas na Cidade Maravilhosa. Mas que tal optar por um passeio diferente para ver o Rio de uma maneira mais ampla? A Stanfer montou uma lista com 5 trilhas para você explorar a cidade lá de cima e se apaixonar ainda mais!
Pedra Bonita
Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita leva os visitantes a apreciar uma vista incrível da Floresta da Tijuca e das zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro. O percurso é indicado para iniciantes, já que conta com poucos trechos íngremes e obstáculos. A trilha tem duração média de 30-40 minutos, com altitude máxima de 696 metros. Para chegar ao início da trilha, é preciso ir até a Estrada das Canoas, em São Conrado.

Pedra do Telégrafo
A Pedra do Telégrafo é uma das mais concorridas trilhas do Rio de Janeiro. A popularidade do local se deu por conta das fotografias que surgiram de pessoas penduradas na pedra, uma ilusão que possibilita ótimos registros. Ao fundo, o cenário é dominado pelas praias do Perigoso, da Tartaruga, do Inferno e outras. A aventura começa em Barra de Guaratiba e o percurso com alguns pontos íngremes dura em média 40-45 minutos.
Pedra da Gávea
Próxima da Pedra Bonita, a Pedra da Gávea garante um visual ainda mais amplo e intenso da cidade, com altitude máxima de 844 metros. Porém, para chegar ao topo, será necessário muito mais esforço e coragem. O longo trajeto oferece alguns riscos, como a escalada em uma parede com cerca de 30 metros de altura, apelidada de ‘’carrasqueira’’. Por isso, é indicado realizar o percurso com o apoio de um guia e equipamentos de segurança. A trilha com duração média de 2h30 tem início no final da Estrada do Sorimã, na Barrinha.
Morro Dois Irmãos
A aproximadamente 530 metros de altura, o Morro Dois Irmãos proporciona uma vista panorâmica de toda a Zona Sul da Cidade Maravilhosa. As paisagens variam desde o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e as praias de São Conrado. O nome do local se justifica pelo fato da rocha ser dividida em duas: Irmão Maior e Irmão Menor. Localizado no Leblon, o percurso de 1,5 quilômetro é iniciado no Vidigal, levando em média 40 minutos. Ainda no Morro encontra-se o Parque Natural Municipal do Penhasco, com vista para toda a orla do Leblon.
Morro da Urca
Uma subida de cerca de meia hora leva os aventureiros ao topo do Morro da Urca, que possui 220 metros de altitude. A caminhada de 1,5 quilômetro é tranquila e de poucas subidas íngremes, realizada até mesmo por crianças. Lá de cima, é possível ver a enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e o Aterro do Flamengo. O Morro da Urca conta com lanchonetes, área para eventos e a venda de ingressos parao Pão de Açúcar. O acesso à trilha é feito no lado esquerdo da Praia Vermelha, na pista Claudio Coutinho.