(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br
(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br

Pamukkale – um paraíso de águas termais na Turquia

Além de imponentes mesquitas, ruínas antigas, ilhas famosas e grandes metrópoles, a Turquia preserva um tesouro da natureza no sudoeste do país. Com a tradução do próprio nome, podemos concluir que se trata de uma atração surreal. Do turco ‘’pamuk’’ ‘’kale’’, castelo de algodão faz alusão ao cenário branquinho de Pamukkale. De longe, é fácil confundir o local com uma simples montanha coberta por neve. Mas na realidade, a paisagem é o total oposto de baixas temperaturas.

A montanha

A 600 quilômetros de Istambul, a atração se resume a uma montanha de calcário com mais de 200 metros de altura, coberta por piscinas termais em forma de degraus. Com o passar do tempo, formaram-se bacias de água que desciam a montanha em cascata. As piscinas de mármore travertino surgiram devido à precipitação do carbonato de cálcio proveniente das águas quentes.

A paisagem é resultado de recorrentes abalos sísmicos que atingiam a região, dando origem às nascentes com águas ricas em calcários, minerais e sais. De acordo com estudos científicos, o local era usado para banhos com objetivo de cura medicinal e rejuvenescimento da pele.

São cerca de 20 piscinas em Pamukkale, onde as temperaturas das águas podem variar entre 35°C e 100°C. Sua coloração vem dos compostos de suas águas, como o óxido de cálcio. Conhecido como cal, o óxido de cálcio é capaz de alterar a cor das águas entre azul, verde ou vermelho dependendo da luz solar. Já a aparência turva de suas águas acontece pela grande concentração de carbonato de cálcio.

Turismo

Pamukkale recebe anualmente mais de 2 milhões de turistas, sendo uma das atrações mais populares da Turquia. Como forma de preservar este patrimônio natural, o governo do país criou algumas regras de visitação. Para caminhar pelo local, é obrigatório que todos os visitantes tirem seus sapatos. Apenas em algumas das piscinas, é possível mergulhar ou colocar apenas o pé dentro da água.

Outras atrações

Ao redor de Pamukkale, estão localizadas as ruínas de Hierápolis, a ‘’cidade sagrada’’ do Império Romano. Tudo para proteger as águas curativas que já eram exploradas pelos greco-romanos. Construída em II a.C, Hierápolis foi atingida por diversos terremotos ao longo da história. O que restou da cidade forma um conjunto de templos, monumentos e um impactante teatro.

A última atração do complexo de Pamukkale é a Antique Pool. Conhecida como a Piscina de Cleópatra, o local é uma grande terma de águas quentes, com temperatura média de 35°C. A piscina conta com boa infraestrutura ao redor, e o melhor: permite que os visitantes nadem à vontade!

Juntas, as três atrações formam o que era conhecido como ‘’o centro de saúde’’ do Império Romano. Um passeio completo pelo passado e pelas belezas naturais da Turquia! A Stanfer Turismo te ajuda a planejar uma viagem pelo país! Acompanhe dicas, ofertas e muito mais em nossas redes sociais.

 

Gostou? Então clique e veja opções para o destino Turquia!

 

Deixe seu comentário