Uma profusão de paisagens deslumbrantes, costumes exóticos e uma cultura tão rica capaz de inebriar todos os sentidos. Esse é o efeito Turquia no visitante. Palco de episódios marcantes da história da humanidade, percorrer o território turco, com seus quase 800 mil quilômetros quadrados de extensão, é dar de cara com inúmeras ruínas gregas e romanas. Um país tão grande, com uma das principais economias do planeta, abriga um povo receptivo e afetuoso, que só faz com que a viagem se torne ainda mais prazerosa.
Pensando em uma viagem de 10 dias na Turquia, produzimos um roteiro especial pelas cidades e tesouros turcos mais especiais!
Istambul
A maior cidade turca já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. Com um pé no oriente e outro no ocidente, Istambul é diversa, com mesquitas e mulheres vestidas com burcas em meio a uma metrópole cada vez mais alinhada à União Europeia. Para quem já foi nada menos que a capital do Império Romano do Oriente, fascinante é um adjetivo que casa muito bem com Istambul.
Hipódromo Bizantino: centro esportivo e social da época de Constantinopla, hoje o hipódromo é um museu a céu aberto e um dos principais pontos turísticos de Istambul. Se antes objetivo do hipódromo era entreter os visitante com corridas de cavalo, atualmente é o centro de vestígios históricos que sobreviveram a ação do tempo. Como o Obelisco Egípicio, trazido de Luxor como um troféu de vitória na guerra Mesopotâmica, e a Coluna Serpentina, uma coluna em espiral de 8 metros formada por serpentes entrelaçadas.
Mesquita Azul: em turco “Sultanahmed Camii”, ou Mesquita do Sultão Ahmed, foi inaugurada em 1617 e ganhou o apelido de Mesquita Azul por causa do mais de 20 mil azulejos azuis que adornam sua cúpula e parte superior. A construção imponente é formada por 6 torres, mesmo número da Grande Mesquita de Meca, o que causou certa polêmica naquela tempo. Se hoje Meca tem 7 torres, foi para resolver essa questão – no islamismo o número de torres é proporcional à importância da mesquita. Em Frente à Mesquita está a Basílica de Santa Sofia, uma das construções mais imponentes de Istambul.
Grand Bazaar e Bazar de Especiarias: a primeira dos mercados de Istambul é pechinchar. O Grand Bazaar é um dos maiores mercados cobertos do mundo e parada obrigatória na cidade. São cerca de 60 ruas com mais de 4 mil lojas, com artigos de todos os gêneros, para o visitante se perder e se encantar. Já o Bazar de Especiarias, apesar de menor, é uma atração deliciosa, uma verdadeira viagem sensorial para os amantes da gastronomia. Lá o viajante encontra uma infinidade de chás, temperos, frutas secas e os Lokum’s (doces turcos).
Capadócia
Berço de São Jorge, a Capadócia é uma das regiões mais conhecidas e comentadas da Turquia. Além dos clássicos passeios de balão, a região é marcada pela abundância de rochas esculpidas pela erosão, formando cavernas naturais e uma paisagem digna da lua!
Cidades subterrâneas: não se sabe quando elas foram construída, mas sabe-se que foi antes de Cristo. Existem 37 cidades totalmente abaixo da superfície da Capadócia, pelo menos essas são as já exploradas – comenta-se que há mais de 200 espalhadas pela região. A Kaymaki é a maior e mais conhecida. São 4 andares de cidade, liberados para visitação, contemplando estábulos, quartos, cozinhas e o que mais há em uma casa normal. Até espaço destinado para produção de vinhos! Assim como a data, o motivo da construção dessas cidades é um mistério, mas imagina-se que fossem usadas como esconderijo ou abrigo de segurança, por exemplo, para os cristãos durante a perseguição romana.
Chaminés de fadas: também chamadas de pirâmides de terra, são formações rochosas verticais, de origem vulcânica, que sofreram erosão e apresentam uma estrutura parecida com um chapéu no topo. Estão localizadas no Vale do Monges, no parque Paşabağ. É permitido entrar em algumas chaminés quem têm uma caverna dentro!
Passeio de Balão: a atividade mais clássica da Capadócia. Um dos principais centros de balonismo do mundo, voar pela Capadócia no amanhecer é melhor maneira de contemplar a beleza da região.
Pamukkale
Famosa por suas águas termais, o lugar também é conhecido como “castelo de algodão”. Patrimônio da Humanidade, trata-se de um cenário incrível com águas escorrendo por estalactites formando piscinas e cascatas de um azul turquesa. Usadas para fins terapêuticos desde a antiguidade, às águas chegam a temperaturas superior a 50 graus. A dica é levar óculos escuros, pois as formações calcarias que compõem as bacias naturais são de um branco que chegam a ofuscar sob o sol!
O roteiro especial da Stanfer contempla ainda Hierápolis – a Cidade Sagrada –, Laodicéia, Efeso, Kusadasi e Izmir – a cidade mais ocidental da Turquia!
O pacote inclui aéreos, hospedagem com café da manhã, guia falando português, passeios e visitas, inclusive o de balão pela Capadócia! Saída programada para 4 de setembro.