Que pedalar é uma ótima maneira de se deslocar e ainda entrar em forma, ninguém duvida. Acessível e não poluente, o uso da bicicleta vem ganhando cada vez mais adeptos. Seja para se divertir, praticar esporte ou para ir e voltar do trabalho. Além disso, o turismo também está começando a enxergar nas bicicletas uma forma de proporcionar uma experiência diferenciada aos turistas nos mais diferentes destinos.
Mas você sabe quais cidades estão especialmente preparadas para os ciclistas? Onde é possível fazer tudo de bike? Neste artigo você vai conhecer os 5 melhores destinos para ciclistas na Europa!
Quer deixar sua viagem ainda mais divertida e de quebra ter uma experiência completamente diferente em cada destino? De bicicleta você pode admirar a paisagem com calma e elaborar seu roteiro com mais flexibilidade. Além de praticar exercício físico enquanto turista por aí. Confira nossa lista e incorpore a bike na sua experiência de viagem!
Aspectos importantes
Para elaboração da lista vários aspectos foram considerados. Foi analisada a infraestrutura (se há estacionamentos e ciclovias, por exemplo) e a legislação: se é permitido carregar as bikes no transporte público e fiscalização. Também foi avaliada a sensação de segurança que os ciclistas têm em relação a outros meios de transporte. E, principalmente, se há respeito com os ciclistas por parte dos motoristas e pedestres.
1. Amsterdam, Holanda
A cidade é mundialmente conhecida pelas bikes, já que mais da metade da população se desloca por meio delas. As ruas são todas adaptadas: corredores compartilhados, postos de aluguel e contam com sinalização especial.
Amsterdam tem diversas locadoras de bicicletas, sendo a Mac Bike e a Yellow Bike as mais conhecidas. A cidade não possui um programa de aluguel de bikes, mas há várias lojas onde é só chegar e alugar.
Não deixe de conhecer o Vondelpark, o famoso parque público, o Prinsengracht, o Canal do Príncipe. Tudo isso pode ser visto de bike tranquilamente.
- Extensão de ciclovia: 400 km.
2. Barcelona, Espanha
Experimente todo o charme da cidade sobre uma bike. Barcelona firmou compromisso em incentivar o transporte de bike em 2007, quando foi lançado o Bicing. Esse é um programa de aluguel de bicicletas com mais de 100 pontos pela cidade.
Com uma extensa ciclovia circundando a área metropolitana, conhecida como “anel verde”, Barcelona também possui mais de 3 mil vagas de estacionamento para bikes. Localizadas nas ruas e garagens subterrâneas.
Não deixe de passear pelo litoral da cidade de bike e de visitar o famoso Bairro Gótico de Barcelona. Conhecer esses lugares de bicicleta lhe dará uma outra percepção sobre a cidade.
- Extensão de ciclovia: 200 km.
3. Berlim, Alemanha
Uma das principais vantagens para quem escolhe a bike na capital alemã é sua topografia. A cidade é plana. Em alguns bairros, a participação da bicicleta nos deslocamentos urbanos chega a 20%.
Uma boa opção é fazer um tour guiado pelo Berlin on Bike, que conta com vários roteiros para diferentes perfis de viajantes.
Boas opções para ir de bike são a East Side Gallery, o trecho mais longo do Muro de Berlim que ainda está de pé. E o Tempelhof, o maior parque público da cidade. Mas existem ainda diversas outras atividades e atrações que podem ser feitas de bike.
- Extensão de ciclovia: 750 km.
4. Dublin, Irlanda
A Irlanda conta com um programa público de aluguel de bicicletas, o Dublinbikes. Com mais de 50 mil inscritos, é considerado um dos mais bem-sucedidos da Europa. Para alugar uma bike basta ter um cartão de crédito e acessar os terminais presentes em quase todas as estações. Pelo menos 10% da população usa a bike como meio de transporte diário.
Conheça o belo parque público St Stephen’s Green e vá até a casa da célebre cerveja Guiness, símbolo do país.
- Extensão de ciclovia: 650 km.
5. Paris, França
Conhecer Paris de bike é uma ótima opção, ainda mais à noite, contemplando as luzes da cidade. Dá para conhecer quase todas as atrações de Paris de bicicleta.
Há diversas estações pela cidade, a cada 300 metros. Nas estações é possível alugar uma bike por 1 euro, por todo o dia, por exemplo. O que, sem dúvida, acaba barateando o custo da viagem.
A cidade oferece diversas opções de passeios que podem ser feitos de bicicleta, principalmente, à noite. Como o famoso Paris à meia-noite. Além disso, faça passeios às margens do rio Sena, atravessando de um lado para o outro e conhecendo os principais pontos turísticos.
- Extensão de ciclovia: 394 km.
Ao planejar sua próxima viagem considere essas cidades. Além de lindas e com inúmeras atrações, ainda são exemplos de sustentabilidade e mobilidade urbana, proporcionando experiências incríveis de bicicleta.
Explore destinos clássicos de uma maneira diferente com a Stanfer! Viva acidade de outra maneira explorando-a de bicicleta. Veja nossas ofertas para os destinos ou monte seu tour exclusivo conosco. Converse com uma de nossas consultoras e programe sua viagem!