O interesse pelas tradições católicas é o que move o turismo no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana. Uma viagem até o país pode ser bastante imersiva, inclusive para quem não faz parte dessa religião. O roteiro pode incluir diversos tipos de programa e um deles é a Audiência Papal. Ela permite uma aproximação maior entre o Papa Francisco e pessoas de todo o mundo.
Como é a Audiência Papal
O que você precisa saber sobre a Audiência Papel no Vaticano? Uma das principais coisas que os visitantes devem ter em mente é como essa tradição ocorre. Geralmente, o Papa Francisco e os Cardeais caminham até o palco passando passam pela multidão de fiéis. Durante o trajeto, eles cumprimentam e abençoam as pessoas nos mais diversos idiomas, hinos e homilias.
A audiência é como uma missa, em que o Papa comenta a bíblia ou conversa com as pessoas sobre viagens e assuntos relevantes ao público. Tudo o que é falado passa por tradução de outros sacerdotes. Inglês, francês, espanhol, alemão, árabe e até português estão entre os idiomas traduzidos.
Como participar da Audiência Papal
Qualquer um pode participar, desde que tenha o convite necessário para a entrada. Ele pode ser solicitado com antecedência e de forma gratuita. É só acessar o site oficial do Vaticano e fazer o download do formulário, que está disponível em português também. Em seguida, preencha os itens e envie o documento via correio, fax ou e-mail, a forma mais indicada para quem deseja rapidez no processo.
Após receber a resposta, é hora de buscar o convite. Faça isso um dia antes do evento ou no mesmo dia bem cedo.
Quando ocorre a Audiência Papal
Em geral, esta cerimônia acontece nas quartas-feiras, começando às 10h e terminando cerca de 11h30. O Papa chega às 9h30 na praça e dá duas voltas em meio aos fiéis. Os convites não garantem assentos, por isso, se você deseja assistir à audiência de um lugar bem localizado e sentado, chegue o mais cedo possível.
Os portões são abertos às 7:30 da manhã, então indicamos que você esteja lá um pouco antes desse horário. O nível de segurança é muito alto e é obrigatório passar pelo controle de metais. Portanto, evite ir até o local carregando itens de metal que não são realmente necessários.
Conheça a origem da Audiência Papal
O primeiro Papa a realizar o evento foi Paolo VI, na década de 1970. Inicialmente, a cerimônia acontecia dentro da Basílica de São Pedro. Com o tempo, a quantidade de participantes aumentou, o que exigiu um local maior. É por isso que hoje a Audiência Papal costuma ser feita na Praça de São Pedro, que tem capacidade de aproximadamente 300.000 pessoas.
Perdeu a Audiência Papal, e agora?
Caso você não consiga ver o Papa Francisco na Audiência Papal, uma alternativa é ir até a Basílica de São Pedro no domingo. Durante 20 minutos, ele aparece na janela aproximadamente ao meio-dia para dar a benção dominical. A vantagem é não precisar de convite, mas a distância entre você e o Papa será maior do que na Audiência Papal.
Clique aqui e confira o nosso roteiro para você ir à Audiência Papel no Vaticano. Aproveite para tirar suas dúvidas conosco.