(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br
(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br

Vai para Salvador? Não deixe de experimentar essas delícias típicas!

Belas praias, edifícios históricos, festas populares e tradições culturais fazem parte da essência de Salvador. Mas nenhum outro lugar no Brasil possui uma culinária tão rica e diversificada como a capital da Bahia. De influências afro-africana e portuguesas, a gastronomia baiana se caracteriza por sabores inconfundíveis, com iguarias de se comer rezando!

Por isso, separamos algumas delícias típicas para você conhecer e provar em uma viagem para a primeira capital do país. Vamos lá:

 

Acarajé

Todo mundo já ouviu falar no quitute mais famoso da Bahia. Feito com massa de feijão-fradinho temperado, o acarajé é frito no azeite-de-dendê e servido na maioria das vezes com camarão, salada ou outros pratos típicos da cozinha local. Você pode optar por comê-lo quente ou frio, o que não se refere à temperatura, e sim ao nível de pimenta. O acarajé é facilmente encontrado nas ruas de Salvador, servido pelas Baianas do Acarajé.

 

Moqueca

Preparada em uma panela de barro, a moqueca é um cozido de frutos do mar, legumes e temperos como o tradicional leite de coco e o azeite-de-dendê. O maior segredo do prato está no fato de que após iniciado o cozimento, a panela é tampada para os ingredientes se misturarem e resultarem em um sabor único.

 

Vatapá

De origem africana, o vatapá ganhou algumas adaptações no território brasileiro. O preparo consiste no trituramento de ingredientes como farinha ou pão, leite de coco, dendê, amendoim e temperos. Ainda é possível adicionar carnes ou frutos do mar na mistura ou servir como acompanhamento. O prato também é muito consumido no Pará. Na Bahia, o vatapá é um dos recheios mais utilizados para o acarajé.

 

Bobó

Com base de mandioca ou inhame amassado, o bobó é basicamente um purê cozido com azeite-de-dendê, leite de coco e temperos. O bobó pode ser servido com camarão, peixe, frango ou carne. Apesar de serem encontradas diversas adaptações em todo o Brasil, o prato é genuinamente da Bahia.

 

Caruru

Outra opção de recheio para o acarajé, o caruru é um cozido de quiabo com amendoim, camarão seco, dendê e refogado em pimentas de várias cores. A iguaria também pode acompanhar outros pratos.

 

Arroz de Hauçá

Esse prato típico consiste em um arroz bem cozido que não leva a adição de sal em seu preparo. O arroz de hauçá é consumido com pimenta-malagueta, camarão ralado e carne de charque frita no alho e cebola.

 

Beiju

A tão amada tapioca pode ser encontrada em todo o Brasil, mas foi no estado da Bahia que ela nasceu. Parecida com uma panqueca, a tapioca é feita de fécula de mandioca aquecida em frigideira e servida com variados recheios.

 

Cocada

A cocada é um dos doces encontrados facilmente nas ruas e praias da Bahia. Seu preparo consiste na mistura de coco ralado, leite, gemas, açúcar e muitas vezes leite condensado. A receita pode ainda ter a adição de outros sabores, como maracujá, abacaxi e doce de leite.

 

Com forte influência de Portugal em suas sobremesas, outros doces muito comuns na Bahia são quindim, baba-de-moça, arroz-doce, canjica e pé-de-moleque.

 

Ficou com água na boca? Então vamos para a Bahia com a Stanfer Turismo!

Deixe seu comentário