É praticamente impossível pensar em Cartagena e não lembrar de suas cores, aromas e ritmos marcantes. A cidade colombiana, fundada em 1533 pelos espanhóis, é hoje a mais importante do país. Ela possui grande relevância histórica, cultural e turística, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Muitos destes turistas são brasileiros, atraídos pelas belezas e motivados pela proximidade, já que não é sequer preciso sair do continente para se deleitar com seus atributos.
Muitos visitantes chegam a Cartagena por conta de suas belas praias, afinal, o destino é banhado pelo mar do Caribe. A região do Caribe, que compreende toda a área banhada por suas águas, é geograficamente privilegiada, o que significa águas mornas, calmas e cristalinas. Um irresistível convite para um mergulho.
No entanto, a orla está longe de ser o único atrativo dessa cidade encantadora. Descubra agora 10 motivos para visitar Cartagena.
1. Riqueza histórica
A história de Cartagena está marcada em cada uma de suas ruas, bairros e construções. Isso porque a cidade desempenhou um papel importante na história da Colômbia, protegendo o país de várias invasões, bem como combatendo piratas que desejavam o tesouro e as riquezas da cidade.
Colonizada por espanhóis, foi batizada como Cartagena das Índias por conta de sua semelhança com uma outra Cartagena; a da Espanha.
Nas tumbas da tribo ameríndia dos Seios foram descobertos tesouros, já que seus mortos eram enterrados com todas as suas riquezas. A descoberta trouxe prosperidade, mas logo atraiu invasores, na tentativa de reivindicar para si a terra promissora.
Para se proteger dos ataques, os espanhóis investiram em grandes muralhas, até hoje vistas na Cidade Amuralhada. Após mais de um século de batalhas e disputas, Cartagena conquistou sua independência em 1811.
Atualmente, a cidade continua possuindo grande relevância econômica e política para o país e visitá-la é conhecer de perto as marcas destes séculos de história.
2.Gastronomia irreverente
Como uma boa cidade litorânea, Cartagena possui uma grande variedade de pratos preparados com frutos do mar surpreendentemente frescos. O resultado é uma explosão de aromas e sabores inigualável que vale a pena viajar só para provar.
Por conta de suas influências históricas e do turismo, é possível encontrar pratos de diversas partes do mundo em seus inúmeros restaurantes, mercados e barracas de rua, agradando a todos os bolsos e gostos. Além do tradicional peixe frito, não deixe de provar a cazuela de mariscos, ceviche, posta negra e as muitas variedades de sopas.
3. Povo acolhedor
Uma das características marcantes de Cartagena é seu povo alegre e acolhedor. A hospitalidade e simpatia pelos brasileiros se torna um atrativo à parte. Assim, é difícil estar neste paraíso e não se sentir em casa.
Seguindo a rota e os encantos das cores de Cartagena, não deixe de conhecer as palenqueras; vendedoras de frutas com seus vestidos coloridos e vibrantes, tidas como um símbolo da cidade.
4. Belas praias
Como falar de Cartagena e não mencionar suas belas praias, típicas do Caribe?! Cercada por praias e ilhas deslumbrantes, de areia branca e mar azul, é impossível não se encantar com suas belezas naturais.
Por lá é possível escolher entre as praias mais ou menos disputadas, o que está diretamente relacionado com a proximidade ao centro. Se você prefere calmaria e exclusividade, recomenda-se conhecer as ilhas, tal como as Islas Rosário e a Isla Marina.
Mas, se exclusividade não é o item mais relevante em sua lista, dirija-se a Playa Blanca na Isla Barú. Seja qual for a sua escolha, o cenário paradisíaco e o clima tropical não vão te decepcionar.
5. Arte abundante
Não faltam manifestações artísticas em Cartagena. Boa parte delas pode ser vista em Getsemaní, bairro que se desvencilhou das drogas e da prostituição. Hoje ele é moradia de artistas de rua, galerias e enormes painéis de grafite. O toque final fica por conta das casas simples e coloridas, e da vida noturna agitada, que ajudam a preservar a importância deste bairro singular.
Seja andando pelas ruas, visitando o Museu de Arte Moderna ou apreciando o trabalho dos artistas de rua, vale a pena prestigiar a arte e a criatividade latentes de Cartagena.
6. Cultura diversificada
Cartagena é uma cidade fortemente cultural. Caminhar entre seus bairros é sentir de perto as fortes influências espanholas ainda bastante vivas. Não é à toa que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1984.
7. Vida noturna intensa
Viajar para Cartagena é nunca ficar entediado. Se durante o dia as ilhas e vilas oferecem um misto de cultura, entretenimento e descanso, é à noite que se pode sentir a atmosfera tipicamente caribenha deste lugar.
As opções noturnas para se divertir são inúmeras e para todos os gostos. Seja nos bares e restaurantes da Cidade Amuralhada, nas casas noturnas para bailar a noite inteira, ou no clima acolhedor dos bares à beira mar, a falta de opções nunca será um problema por lá.
8. Terra de contrastes
Ao passear por Cartagena é possível notar e se encantar com seus contrastes. Por um lado, as grandes muralhas guardam as marcas de batalhas contra piratas e disputas de territórios. Por outro, é possível ver uma cidade em pleno desenvolvimento, com seus arranha céus imponentes.
Seu povo, ao passo que é tradicional e conservador, também tolera e respeita as mudanças e as várias influências externas que dia após dia chegam através do porto e da forte atividade turística.
9. Ritmo caribenho
Cartagena é, definitivamente, um destino dançante. A cidade que nunca para é cheia de ritmos, muitos deles folclóricos e presentes em outras partes da Colômbia e da América Latina. É por isso que as músicas e danças deste local são uma verdadeira imersão cultural.
Assim, não deixe de conhecer a cumbia, o bambuco e a champeta. Não sabe por onde começar? As casas noturnas com música ao vivo podem te dar uma aula de ritmo e dança dos mais variados estilos.
10. Clima tropical
Não existe tempo ruim para conhecer Cartagena. Com calor o ano inteiro e uma variedade incrível de atrações, sempre haverá muito para fazer e a garantia de ótimas férias.
A estação seca, de dezembro a abril, coincide com o verão de Cartagena e é também quando a cidade recebe mais visitantes. No período de chuvas, as pancadas tendem a ser rápidas, não prejudicando o passeio.
Faça chuva ou faça sol, vale a pena conhecer as cores de Cartagena e se encantar com as belezas de um dos destinos mais procurados da América Latina.