(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br
(13) 3233-1176 contato@stanfertur.com.br

Istambul: o melhor do Ocidente e Oriente

Quando pensamos na Turquia, logo relacionamos o país à exótica cidade de Istambul. Apesar de ser uma referência para a antiga Constantinopla, ao contrário do que muitos acreditam, Istambul não é a capital da Turquia. Esse cargo é ocupado pela cidade de Ancara, situada na região da Anatólia Central. Ainda assim, Istambul caracteriza o ápice dos extremos europeu e asiático da Turquia.

 

A divisão

A localização geográfica de Istambul é a responsável por determinar toda a essência da cidade. Às margens do Estreito de Bósforo, que separa Europa da Ásia, Istambul conserva o melhor dos dois mundos. O ponto de encontro entre Oriente e Ocidente explica o fato de a cidade ter sido tão disputada no passado.

Essa divisão resultou em uma cidade com dois lados totalmente diferentes, mas que se complementam de alguma forma. Ligados principalmente pela Ponte de Gálata, cada um conserva características singulares. No lado do Oriente reina o tradicionalismo baseado na religião e o conservadorismo histórico. Já o Ocidente abre as portas para a modernidade e a proximidade com requisitados destinos.

O lado situado na parte asiática é o que abriga maior parte da população, enquanto o espaço no lado europeu concentra os principais pontos turísticos da cidade. Juntos, resultam na profusão de culturas e tradições que você definitivamente só vai encontrar em Istambul.

 

História

Com o nome de Bizâncio, Istambul floresceu quando ainda era colônia grega graças às rotas mercantis vindas da Ásia, do Mediterrâneo e do Mar Negro. Assim, despertou o interesse dos romanos, que sob o comando de Constantino teriam a cidade mais rica de toda a cristandade. Em seguida, passou pelas mãos do poder otomano em um fato capaz de determinar o fim da Idade Média.

Assim, podemos perceber que Istambul era o grande centro de poder do planeta, tendo sido a capital de três impérios. A cidade que já esteve na mão de diversos povos coleciona vestígios de sua rica história na religião, arquitetura, gastronomia e grande diversidade de seu comércio.

Adjetivos não faltam para descrever um destino que era alvo de tanta disputa. Ao longo dos anos, Istambul se consolidou como uma das metrópoles mais envolventes da Europa. Desde 1985, a cidade está listada como Patrimônio Mundial da Humanidade. Em 2010, Istambul foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura pela própria União Europeia.

 

Atrações

A herança da cidade turca envolve um legado de belas mesquitas, antigos templos, palácios requintados e monumentos bizantinos. Mas não se engane! Istambul não se resume a construções antigas, lendas culturais e emoções do passado. Por lá, você também encontra bairros de atmosfera jovem, bares e restaurantes agitados, lojas e bazares, galerias de arte e museus, além de outras atrações para descontrair.

Não deixe de visitar a icônica Mesquita Azul, a histórica Basílica Santa Sofia, o Palácio de Topkaki, a Torre de Gálata e todas as construções simbólicas de Istambul!

 

Deixe seu comentário